15 de junho de 2011

Não à hipocrisia

Leitura Orante

Mt 6,1-6.16-18
"Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. "Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. "Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. 

Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura, rezando com 
todos que navegam na internet: 
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti. 
Que me vês e escutas as minhas orações. 
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. 
Tu me deste tudo: eu te agradeço. 
Foste tão ofendido por mim: 
eu te peço perdão de todo o coração. 
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças 
que sabes serem necessárias para mim. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto: Mt 6,1-6.16-18, e observo as comparações que Jesus faz. 
Jesus deixa entrever em várias expressões deste texto, a necessidade de discrição. A falta de discrição pode deturpar a piedade. Mostrar-se religioso, piedoso só para ser visto e louvado pelas pessoas, é valorizar a aparência, é voltar-se para si mesmo, é hipocrisia. 
Queria dizer que a verdadeira piedade tem em vista apenas o voltar-se e o encontro com o Pai. 

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração? Quando rezo, em quem penso mais? Em mim mesmo? Ou busco unicamente a Deus? Fico observando as outras pessoas? Busco aparentar que sou uma pessoa piedosa? 
Os bispos, em Aparecida nos deram orientações para nosso modo de ser como cristãos: "No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139) 

3.Oração (Vida) 
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Canto ou ouço a canção 
Verdades 
Das verdades que Jesus nos ensinou 
Uma delas não consigo esquecer 
Que se um homem não tem nada pra comer 
E um outro tem demais em sua mesa, 
Um dos dois vai pro inferno ao morrer. 
Uma outra que em meu coração ficou muitas vezes eu me 
Recordo ao meditar, quem quiser seguir os passos de 
Jesus não se apegue a mais ninguém senão ao reino e 
Por ele agarre firme a sua cruz. 
Verdades que acredito verdades de Jesus verdades que 
Eu medito e que me trazem tanta luz. verdades que você
Procura sem saber, 
verdades que nós dois custamos tanto a entender. (bis) 
Das verdades que ao partir Jesus deixou eu recordo a 
Do contexto social que se alguém quiser subir de 
Posição lave os pés dos seus irmãos com quem convive e 
Lidere sem pisar no seu irmão. 
(CD Verdades, Pe. Zezinho,scj) 

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Os bispos, na Conferência de Aparecida reconheceram e eu concordo com eles: 
"A pessoa sempre procura a verdade de seu ser, visto que é esta verdade que ilumina a realidade de tal modo que possa se desenvolver nela com liberdade e alegria, com gozo e esperança." (DAp 42). 

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Irmã Patrícia Silva, fsp

FONTE: http://www.paulinas.org.br

Um comentário:

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.