21 de julho de 2011

AGIR – DÍZIMO, RESPONSABILIDADE DE TODOS

De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração”. (Mt 6, 21)

Dar o Dízimo é uma questão de fé e de amor a Igreja, aos irmãos e ao próprio Deus. Portanto o dízimo deve ser um trabalho missionário de cada um de nós que estamos envolvidos nas diversas equipes e pastorais. Em nossa missão precisamos buscar os irmãos que ainda não participam e esses, evangelizados, terão consciência do valor do Dízimo.

Mas quanto e como dar o Dízimo
O ato de dar o dízimo deve ser mensal e não anual, semestral ou eventual, para quem recebe salário todo mês. É um percentual que deve ser aplicado sobre o que você recebe. Aqueles que não recebem salário fixo como, por exemplo, os autônomos, precisam separar sobre aquilo que ganharam a parte que é de Deus e devolver na comunidade. Aqueles que moram em áreas rurais, devem dar o dízimo por ocasião de suas colheitas e de outras fontes de renda que possam ter.

Não adianta contribuir com o dízimo apenas para enganar nossa consciência ou para estarmos inscritos no cadastro de dizimistas da comunidade. O dízimo deixa de ser considerado dízimo e se torna esmola quando um católico que tem condições financeiras de dar um valor prefere contribuir com menos.

É preciso ter claro quando ouvir falar sobre a importância do Dízimo na Igreja, que de maneira alguma estamos agindo como pastores mercenários, mas evangelizando, já que é a palavra de Deus quem sustenta e motiva essa missão e toda a ação pastoral.

O Dízimo é um dos meios pelo qual cada cristão, vivendo como membro da família do povo de Deus, demonstra sua corresponsabilidade pela vida e pela manutenção da Igreja. O Dízimo não é uma esmola, uma coleta, nem um meio de pagar os sacramentos. A Igreja não precisa de esmolas, mas de membros responsáveis, irmãos e irmãs da mesma família, que ajudem a mantê-la. A meta agora é assumir nosso compromisso de cristãos comprometidos com a Igreja e com o Reino de Deus. Essa é a nossa missão como cristãos, como Igreja.

Não se deve dar o Dízimo por causa do retorno. Deus também nos dá tanta coisa boa e qual retorno Ele recebe? O Dízimo nos ensina a generosidade e ter um coração agradecido sempre agrada a Deus. Dízimo é gesto de fé, de gratidão, de fraternidade. Dar o Dízimo é muito mais que uma obrigação, é a própria vivência do grande mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15, 12)

Texto de Giovanna Valfré Coordenadora do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória

Folheto Caminhada – Arquidiocese de Vitória no Espírito Santo

Um comentário:

  1. Olá, a paz!


    Em face do artigo veiculado acima, gostaria de convidar o amigo a ler um TCC acadêmico/teológico sobre o dízimo que está postado no site [ www.reformaja.org ] no link "arquivos": A sombra do Templo no Dízimo e na Igreja.

    Também acreditamos que o material produzido faça parte do vosso ambiente de estudo e análise. Por esta razão, leia a pesquisa até o fim se for possível, pois o desenvolvimento do texto é realmente "desafiador"...

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.