26 de julho de 2011

Quanta coisa

É tanta coisa que leio nos blogs de catequese que fico maravilhada, sem saber o que compartilhar.


Eu mais uma vez estou com uma crise de Layout. Não achei nenhum que fosse minha cara ainda. Então vou deixar nesse simples novamente, mas mesmo assim acho muito sem vida. Risos. Vamos lá ao que quero compartilhar.

Esse comentário que li no blog Catequese Caminhando é maravilhoso e muito verdadeiro. Vou compartilhar apenas um pedacinho, o texto na íntegra podem conferir AQUI. Vale a pena ler todo.

Beijinhos

"Por fim, penso que ser catequista não pode resultar de voluntarismo. Ao catequista a Igreja confia uma tarefa valiosíssima, que é ensinar - o que deve ser feito fielmente - a doutrina da Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, que é a doutrina do próprio Cristo, Palavra Viva. Doutrina para ser aprendida e vivida. Deve, pois, o catequista investir na oração constante e no aprendizado da Doutrina, da História da Igreja, aprender com os Padres, Doutores e Santos da Igreja, com as encíclicas, cartas apostólicas e homilias do Santo Padre, as instruções dos Conselhos Pontifícios, com os documentos da Igreja... Por outro lado, dioceses e paróquias deveriam, ante tão grande missão atribuída, juntar recursos e esforços e proporcionar os meios para a adequada e sólida formação de catequistas, elaborando e mesmo custeando cursos consistentes e continuados (não de dois ou três dias por ano, mas de dois ou três anos). E, pra começar, que não haja catequista sem Catecismo - aquele livrinho de capa amarela, com a ilustração de um pastor sentado à sombra com o cajado na mão e uma ovelha deitada a seus pés, titulado Catecismo da Igreja Católica - Edição típica Vaticana.

Mas não esmoreçam, catequistas, com o gigantismo da tarefa. Em sua primeira homilia, S.S.Bento XVI disse que Deus se vale de instrumentos insuficientes (em si mesmos). E o Santo Josemaria Escrivá anotou em algum lugar que Deus deixa-nos à mostra nossa impotência para lembrar-nos que somos instrumentos: quem realiza a obra é Ele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.